na disputa

VÍDEO: Exército avalia cidade para receber Escola de Sargentos

18.404

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário) 
General Juarez (dir.) foi recebido pelo presidente da Cacism, Luiz Fernando Pacheco (esq.)

Santa Maria recebeu, nesta terça-feira, a visita do General de Exército Juarez Alves Pereira Junior para avaliar a capacidade de a cidade sediar a Escola de Sargentos de Armas (ESA) da instituição. A primeira atividade do militar, que é coordenador executivo do grupo de trabalho que estuda a implementação da nova escola, foi visitar presencialmente o espaço que receberia a construção, no Bairro Boi Morto, onde está o Centro de Instrução de Blindados (CIBld), o Centro de Adestramento (CA-Sul) e o 1º Regimento de Carros de Combate (RCC), entre outros.


Durante a tarde, ele foi recebido por dirigentes de entidades representativas do setor empresarial e autoridades no auditório do Santa Maria Tecnoparque. No local, foi feita uma apresentação com indicadores sobre educação, saúde, economia e segurança do município. A reunião foi uma iniciativa da Cacism e da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm). Participaram da apresentação o delegado regional de Polícia Civil, Sandro Meinerz, o vice-reitor da UFSM, Luciano Schuch, o diretor clínico do Hospital de Caridade, Luiz Gustavo Tomé, entre outras autoridades.

Na bandeira vermelha, Santa Maria segue sem previsão de retorno das aulas presenciais

A previsão é que, até o final do ano, os estudos de viabilidade do projeto nas cidades candidatas para receber a escola sejam entregues ao alto comando do Exército - além de Santa Maria, outras sete estão na disputa. Já em 2021, será feito um mapeamento de custo para viabilizar a obra em três cidades escolhidas. Só a partir desta etapa é que se terá uma definição de qual cidade vai receber a instituição de ensino em definitivo.

- Santa Maria tem uma série de fatores favoráveis. O primeiro deles, que pude conhecer, é a existência de uma área efetiva e de uma estrutura militar diferenciada. Aqui, temos quase todos os tipos de organizações militares e isso tem um peso significativo - diz o general Juarez.

Segundo o presidente da Cacism, Luiz Fernando Pacheco, o intuito da reunião era apresentar a cidade de forma atrativa e, principalmente, para quem não conhece o município.

- Uma pessoa que está no Rio de Janeiro e vai vir para Santa Maria, o que ela quer saber? Como é a saúde, a educação, como são os momentos de lazer. Vamos dar esse panorama um pouco diferente do que vem sendo tratado - diz o dirigente.

VÍDEO: operários ficam suspensos em andaime em Santa Maria

Os novos prédios seriam construídos para atender cerca de 2 mil alunos em regime de internato e o setor administrativo. Com isso, a expectativa é que a possível implementação da escola traria 6 mil pessoas para o Coração do Rio Grande.

Segundo o jornal O Estado de Minas, Santa Maria concorre com cidades do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco. O fato de termos campo de instrução de Exército é outra vantagem, mas a distância do centro do país e a falta de voos regulares atrapalham.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Quatro entidades tradicionalistas confirmam programação adaptada para a Semana Farroupilha

Próximo

VÍDEO: operários ficam suspensos em andaime em Santa Maria

Geral